terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Cuidados com a pele

Olá Gurias!!!!

Depois algumas irritações, fiquei atenta as típicas doenças de verão e quero alertar vocês. Além dos cuidados redobrados com o sol também precisamos cuidar para não adquirir nenhuma doença de pele. O aumento do suor e o excesso de umidade (muita praia e piscina) só aumentam os ricos de contrair algum tipo de micose. 

A micose é um tipo de infecção causada por fungos, que normalmente atingem as áreas mais úmidas do corpo. Geralmente aparece em uma parte específica, porém a falta de tratamento pode espalhar o fungo para outra região.

O recomentado é procurar um médico dermatologista e começar o tratamento o quanto antes. A micose é uma doença fácil de pegar é super chata de tratar, além de ter um aspecto "feio", meio avermelhado.

Existem vários tipos de micose, depende da região do corpo o fungo se manifesta de forma diferente.  Os tipos mais comuns são:

Micose de Boca - o famoso "sapinho", causado por um fungo chamado cândida. Causa bolinhas brancas na boca. Pode se manifestar em outras regiões do corpo como intestinos e vagina.

Micose nas Unhas - o tipo mais comum é a onicomicose subungueal. Causa o descolamento da borda, geralmente começa pelos cantos das unhas, deixando a área oca e com aspecto amarelado. É importante que o material de manicure seja esterilizado, lixas devem ser descartáveis.

Micose nos Pés - as conhecidas frieiras, são causadas por fungos que provocam uma especie de infecção, também pode ocorrer em outras áreas como virilhas e o couro cabeludo. O tratamento é realizado com antimicóticos. 
Na virilha por se tratar de uma região mais úmida e por ficar coberta por roupas o dia todo, a chance de adquirir micose é ainda maior. Evite roupas molhadas, faça uma boa higiene, após o banho enxugue bem a região. As roupas de preferência devem ser secas ao sol, e, se possível, passadas com ferro quente.  

Caso você identifique alguma mancha pelo corpo que possa ser micose, procure um médico dermatologista e inicie o tratamento. Normalmente são prolongados e persistente, alguns podem levar um mês ou mais. É importante levar o tratamento até o fim, caso contrário a micose pode voltar.  Não se automedique!

Saiba mais sobre os tipos de micose com o Dr. Drauzio Varella.

Aproveite bem o verão e tome ainda mais cuidado com sua pele.


bjinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário